quarta-feira, 21 de maio de 2014

Deusa Bastet

Prece a deusa Bastet:

Salve, Bastet!
Protetora dos lares, da maternidade, das mulheres, da Vida!
Senhora da Alegria, da Dança, da Intuição, da Imortalidade!
Salve, Bast - Deusa felina manifestada há milhares de anos em nossos corações!
Pedimos suas bençãos!
Nos dê a leveza em nossos passos,
A precisão em nossos movimentos,
A capacidade de enxergarmos além das aparências,
A curiosidade para descobrirmos diversão nas coisas simples,
A flexibilidade para superarmos os obstáculos,
A força para compartilharmos amor sem perder a liberdade e a independência!
Assim sempre foi, é e será!

Gratidão profunda!

Por Patrícia Fox


Na mitologia egípcia, Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Ártemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.

A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.
Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja, pela semelhança com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.
Deusa Bastet

O seu centro de culto estava na cidade de Bubástis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .