sábado, 17 de março de 2012

A magia dos chás

A chamada medicina alternativa não é muito diferente da antiga medicina popular, tão praticada pelas nossas bisavós, pelos índios e pela gente do campo, no tratamento de nossas dores com plantas, raízes, sementes, frutos e flores. Esses elementos são como beijos solares cristalizados na terra, e com eles fazemos, principalmente, banhos energéticos, compressas e chás. Felizmente, no momento em que as pessoas se redescobrem como parte integrante da natureza, esse velho costume readquire importância e volta a ocupar o seu merecido lugar de honra em nossas vidas. As ervas, tanto frescas quanto secas, nunca devem ser fervidas. Isso não é apenas um desrespeito à natureza, que se doa para o nosso bem-estar, como também é um erro, porque, quando fervidas, as plantas perdem muito das suas propriedades curativas. O ideal, portanto, é fazer uma infusão: ferva a água, desligue o fogo, coloque dentro as ervas com todo o carinho, tampe por alguns minutos, coe, espere esfriar um pouco e beba ou use a infusão para um banho.
    Os chás devem ser tomados imediatamente após terem sido preparados. E nunca jogue os resíduos no lixo. Devolva à natureza, com todo o todo o respeito, a vida que dela recebeu: enterre os resíduos ou coloque-os em um jardim, ao pé de uma árvore, nas águas de um rio ou num vaso. Esse material não é poluente e logo será reintegrado à natureza.

Alecrim

 Excelente tônico para o músculo cardíaco, equilibra a pressão arterial, além de ser indicado para infecções renais, dores reumáticas nas articulações, digestão, dores de cabeça e até depressão.

Aquiléa

Calmante e digestivo, auxilia no tratamento de cálculos renais. Em forma de compressa, alivia as dores das contusões e acelera a cicatrização de feridas e machucados.

Arruda

Trata todos os tipos de dores nas articulações, problemas circulatórios, falta de apetite e má digestão. Como é uma erva muito forte, deve ser usada com cuidado, e não é recomendada para mulheres grávidas.

Artemisía

Também conhecida " Erva de São João ", seu chá é velho conhecido de nossas avós no tratamento de cólicas menstruais, infecções uterinas e ovarianas. Substitui qualquer analgésico para aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca. Assim como a arruda, não deve ser usada por mulheres grávidas.

Azedinha

Excelente para a cicatrização de ferimentos leves, é também usada para o rejuvenescimento da pele do rosto.

Babosa

De sabor forte e amargo, nossa " Aloe Vera ", há muitos anos, vem usada para tratar queimaduras e queda de cabelo. Atualmente, vem sendo pesquisada pela medicina tradicional para auxiliar o tratamento da anemia, reumatismo, artrose, arteriosclerose, doenças oculares, câncer e aids.

Calêndula

Ficou famosa no tratamento de cólicas estomacais, resfriados e tuberculose. Nos tratamentos de pele, é usada há muitos anos, pela cosmética natural, para a fabricação de cremes, pomadas e xampus. Ajuda na cicatrização de ferimentos leves e rachaduras de pele. Usada como compressa morna, clareia a pele mannchada de sol.

Camomila

É um dos mais conhecidos calmantes da natureza. Quando misturada com a hortelã, resulta num chá excelente para curar  gripes e resfriados.

Cavalinha

Rica em cálcio, ferro, sódio e magnésio, é eficaz no tratamento das dores de cabeças e no fortalecimento dos cabelos e das unhas.

Dente-de-leão

Seu chá é excelente auxiliar quando você está fazendo regime para emagrecer. Combate a celulite e, quando misturada à cavalinha, clareia as sardas.

Endro

Calmante suave, proporciona um sono tranqüilo.

Erva- cidreira

É utilizada como calmante, para regular a menstruação e acabar com a dor de cabeça. Na cosmética natural, é usada na forma de banho de pavor para cicatrizar a acne.

Hortelã- pimenta

Seu chá é digestivo e ajuda o fígado a se refazer. Um emplastro com folhas de hortelã alivia a dor da picada de insentos.

Louro

Ajuda a digestão, aliviando a sensação de estômago pesado. Usa-se o chá de louro adoçado com mel contra a gripe e o resfriado.

Manjericão

Seu chá é usado no combate à dor de cabeça provocada por nervosismo, azia, gastrite e enxaqueca. Fazer bochecho com ele, é ótimo para aliviar as aftas. Auxilia na desinibição, principalmente quando associado ao orégano.

Sálvia

Seu chá é usado para restaurar a cor natural dos cabelos escuros.

Tomilho

Seu chá é excelente regulador das funções intestinais.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .