sábado, 18 de fevereiro de 2012

Construindo seu altar


O altar é um lugar um lugar que transformamos em sagrado e utilizamos como ligação com entidades, como santos, anjos, elementais e deuses da nossa crença. Esse local deve ser bem escolhido e respeitado, para que traga bons fluidos pra sua dona e seu lar. O altar deve conter os objetos utilizados em seus rituais. Cada um deles possui seu significado e características tradicionais. Para quem está começando, é bom tentar manter estas características, pois os objetos tradicionais possuem mais força, uma vez que estão ligados ao inconsciente coletivo. Como existem várias correntes e tradições dentro da bruxaria, os elementos presentes num altar podem variar um pouco. Ao decidir seguir alguma linha, você deve estudá-la e conhecê-la o suficiente para montar seu altar de acordo com essas tradições seguidas e obter melhor seus benefícios.
  Agora, o mais importante num altar é que os objetos estejam ligados à psique de sua dona. Por isso, ao montar o seu, sinta-se livre para modificar o que lhe incomoda e colocar objetos com os quais possua alguma afinidade. Seu altar é a sua ligação com o divino e com a magia e, é preciso ter objetos que realmente o ajudem a obter essa ligação.
  Caso sua família não permita um altar em casa, não precisa criar um problema familiar por isso, pois harmonia é importante para a criação e manutenção de um. Se houver parentes que vibrem negativo e mexam com raiva no seu altar, vão acabar destruindo o trabalho que está lutando para construir. Então é melhor deixar para fazer um no dia que tiver possibilidades reais. Enquanto isso, crie um altar virtual ou em sua mente e utilize o em mentalizações.


Montando o altar:


O altar de uma bruxa deve tradicionalmente ficar ao norte. Uma vela preta deve ser colocada a oeste para simbolizar a deusa e uma branca para o deus. Não se assuste em relação à vela preta. Na bruxuraria, a cor preta não possui um significado negativo como estamos acostumados a associar devido à nossa cultura.
O preto para as bruxas é uma cor poderosa, pois acredita-se que capta as demais energias. Por isso, elas utilizam vestes negras: com esta cor elas se tornam mais poderosas. Mas se ainda assim o preto incomodar você, deixe-o fora de seu altar. Substitua a velas por imagens dos deuses. Ou então, coloque um castiçal com a lua e uma vela vermelha ou rosa para a deusa, e outra com sol e uma vela azul para o deus, simbolizando os aspectos feminino e masculino. Vamos ver melhor os outros objetos do altar:


Cálice


Representa o útero da grande mãe. É utilizado para consagrar e beber o vinho (ou água) durante os rituais. O cálice pode ser feito de vários materiais como o cristal, latão ou prata.

Punhal ou Athame


Tradicionalmente é feito de prata e possui o cabo preto. É um instrumento direcionador de energias durante os rituais e encantamentos. Não é utilizado para cortar nada, apenas como símbolo ritualistico.
É com o punhal que se traça o círculo para abrir um ritual.

Pentagrama


É uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo, usado para proteção. Pode ser feito de qualquer metal, ou mesmo desenhado e colado em uma cartolina. Representa os cinco elementos: água, fogo, terra, ar e espírito ( Éter ).

Caldeirão


Assim como o cálice, o caldeirão representa o útero da Grande Mãe. É nele que se preparam os feitiços, as poções e que se acende o fogo para os rituais (quando não é possível acender uma fogueira). De preferência deve ser de ferro, mas também pode ser de barro ou cerâmica. Deve-se evitar os feitos de material sintético, como plástico, teflon ou alumínio. O caldeirão pode ser de qualquer tamanho, mas é melhor que caiba no mínimo um litro de água.


Varinha

Possui o mesmo significado que o punhal e muitos preferem utilizá-la em seu lugar para abrir o ritual. A varinha nada mais é que um pedaço de galho de uma árvore. Tradicionalmente é feita de uma árvore sagrada, como o carvalho, a macieira ou aveleira. Mas não se preocupe muito com isso, pois  o mais importante é que seja um pedaço de uma árvore que seja especial para você. Assim, escolha uma de que goste e peça permissão a ela para cortar um pedaço pequeno.Se preferir, você também pode comprar uma varinha feita por outra bruxa. Existem algumas muito bonitas com cristais na ponta, que já estão encantadas e prontas para o uso. Use a sua intuição saber qual você deve usar.

Incensório


Pode ser de qualquer material e possuir qualquer formato, o importante é que permita que o incenso queime até o fim sem apagar. Simboliza o elemento ar.


Cristais


Possuem o poder de purificar o ambiente e armazenar energias positivas e criativas, sendo muito benéficos nos rituais. Não é necessário possuir muitos, um ou dois já estão bons.



Algumas pessoas também utilizam representações para os quatro elementos em seu altar. Você pode pôr uma pena ou incenso para o elemento ar (leste); uma planta, um pouco de terra ou mesmo um cristal para o elemento terra (norte); uma vela ou representação de dragão para o fogo (Sul); e água para  o elemento água (oeste).

Existem outros objetos importantes para os rituais dentro da magia, mas são objetos que nem sempre ficam bem em um altar, como a vassoura, a túnica (vestes ulizadas durante os rituais) e o livro das sombras ou Grimório (onde a bruxa anota seus feitiços e, se estes foram ou não bem sucedidos).

3 comentários:

Unknown disse...

onde posso encontrar esse material para o altar?

Daniele Claudino disse...

Tente em lojas especializadas em vendas de artigos esotéricos, ou mesmo em sites que você deve encontrar. Beijo

Unknown disse...

Agradeço pelos esclarecimentos. Estou muito satisfeita.
Muito obrigada.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .